quinta-feira, 30 de abril de 2009

Autoreferencialidade?

Mais de 100 casos confirmados da Gripe Suína nos Estados Unidos, presença do vírus em 11 países (com suspeitas de casos no Brasil) e paralisação na vida de 20 milhões de habitantes da cidade do México.















Já no Amazonas um desastre natural atinge o nível 3, (grande intensidade) em decorrência da enchente que há dois meses atinge a bacia amazônica. 62 municípios atingidos levam ao Governo do Amazonas decretar situação de emergência.












Na capital federal,
o Supremo Tribunal Federal decide revogar a Lei de Imprensa, ou seja. Deixa o julgamento de jornalistas sob regime da Constitucional Federal e dos códigos Penal e Civil.

Mais no Sul, um casal de estudantes é encontrado morto após terem participado de uma festa nazista em uma chácara na Região Metropolitana de Curitiba.

Manchetes fortes e de bastante interesse público, não? Se você disse que sim discordou da equipe do portal Globo.com. Para eles, a notícia do dia é a própria programação da Globo: o romance dos BBB's Francine e Max, a sensualidade de Josiane (ex-BBB) ou o destino da personagem de Juliana Paes na novela das 8 são os maiores destaques do portal. Isso é que eu chamo de autoreferencialidade. Isto é, discurso voltado sobre si mesmo com o intuito de atrair mais audiência para o tipo de programação que oferece.













E aproveitando que hoje se comemora o dia do trabalho, deixo essa crítica como reflexão para o tipo de jornalismo que está hoje sendo feito em muitos veículos de comunicação. Estaria sendo cumprida com êxito a missão de prestar serviço à população (daí a formação em Comunicação SOCIAL = SOCIEDADE)?

















De qualquer forma, feliz dia do trabalhador; aos jornalistas e as demais classes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aê,Galera esperamos comentarios e conselhos de todos!