domingo, 29 de maio de 2011

Legalizar ou não?

Na semana passada uma marcha pela legalização da maconha reuniu cerca de 700 pessoas pelas ruas de São Paulo. Jovens com dedos em riste, vozes em coro, cartazes e o grito para legalizar o consumo da droga mais comum não somente entre jovens, mas também entre pessoas mais velhas.

O comportamento da Polícia Militar (veja o video aqui) traz indignação. Agredir pessoas que protestam e tomam as ruas por defender uma ideia é um fato que só não é julgado como merece por termos no Brasil um sistema de Governo debilitado, controlador e por vezes anti democrático. Afinal, a liberdade de expressão inúmeras vezes é facilmente esquecida por governantes que ordenam atitudes que beiram a selvageria.
 De um lado jovens com mãos para o alto: gritos de guerra...

Do outro, a Polícia com armas, sprays, bombas. Tentativa de controle nada pacífica.  

Mas passado o choque por conta da atitude da policia, nossos olhos devem se voltar para um debate mais amplo: por que não legalizar a droga que é menos prejudicial que o álcool, por exemplo? Em todas as pesquisas o alcoolismo aparece sempre no topo como causador de acidentes de trânsito. O cigarro - cada vez mais comum entre jovens - traz ao organismo malefícios conhecidos por todos e ainda assim em qualquer  banca de revista por alguns reais você consegue encher os pulmões de nicotina. Sem dificuldades, sem problemas com a polícia.

Legalizar a maconha seria um passo de ousadia e demonstração de maturidade que talvez a lei brasileira ainda não possua. Nem a lei, nem as pessoas que a fazem: aqueles, eleitos por nós para decidir os rumos da sociedade, e governar "pelo bem geral da nação".


Saiba mais sobre os efeitos da maconha e quem idealizou a marcha pela legalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aê,Galera esperamos comentarios e conselhos de todos!