quarta-feira, 4 de maio de 2011

35 anos de uma Comunicação Social no Pará

Orla da Universidade Federal do Pará.


Pra quem passou pela Universidade Federal do Pará (especialmente pelo curso de Comunicação Social) sempre sente aquela nostalgia dos tempos de estudante. Ver que o curso de Comunicação comemora 35 anos é também  se sentir participante desta festa. Mesmo sem desenvolver qualquer atividade atual ligada à U.F.PA. atualmente. 

Entrei na U.FPA. no ano de 2005. Eu e minha turma vimos o laboratório de Comunicação reformado, com novos equipamentos e os professores com um novo gás para o ensino das disciplinas laboratoriais e de teoria. Não só as aulas, mas a vivência na Universidade fornecem um leque de experimentação e conhecimento que se leva para a vida toda: aulas na Beira do Rio, as primeiras experiências profissionais, o antológico forró em que alunos da Universidade se confundem com moradores do bairro do Guamá. Além da formação profissional a U.F.PA. teve o peso da formação política. Como não recordar das greves, tomada da reitoria por protestos, passeatas, marchas. Momentos de efervescência política e de reivindicação do direito de voz, direito de decidir  que rumo tomar.


Ver também consquistas como a implantação do Mestrado em Comunicação, é se deparar com o amadurecimento acadêmico do curso que tem a fervorosa missão de ser "formador e produtor de um pensamento crítico sobre a comunicação na Amazônia", usando o pensamento de Rosaly Brito. Essa que é Mestra de turmas e turmas do curso de Comunicação e por quem tenho particularmente tenho um carinho especial (e foi minha orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso).


Prosperidade, maturidade acadêmica e vida longa ao curso de Comunicação Social e aos participantes desse universo.  


Parabéns!






Texto: Marcos Corrêa



Conheça a história do curso de Comunicação Social, no blog do professor Fábio Castro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aê,Galera esperamos comentarios e conselhos de todos!